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Três dicas para gestão do seu condomínio.

◼Você pode até achar que a administração de um condomínio é um pouco parecida com o controle das suas finanças pessoais ? Mas há mais obrigações, afinal, você será o principal responsável pelo bem-estar dos moradores e dos funcionários.
◼Por isso, o síndico deve fazer uma gestão financeira eficiente para garantir que isso aconteça e ao mesmo tempo fazer bom uso do dinheiro dos condôminos.
Então, veja essas 3 dicas que preparamos para você ?.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1⃣ ANÁLISE DE CONTAS: Todo mês deve ser realizado um balancete mensal para verificar a situação financeira atual do condomínio e se as contas estão em dia. ⚠ Preste atenção especialmente aos pagamentos dos funcionários. Seus direitos não podem ser negligenciados, caso contrário, o condomínio terá que arcar com multas e até mesmo com uma ação trabalhista. Se você estiver entrando no cargo de síndico agora, deve verificar o balancete dos meses anteriores.
2⃣ CLASSIFIQUE AS DESPESAS: A forma mais fácil de organizar as finanças e controlar os gastos é dividindo as despesas em grupos. A divisão mais comum é em 2 grupos: Despesas Ordinárias (são as despesas do dia a dia, agrupadas em subgrupos como consumo, pessoal, entre outros), Despesas Extraordinárias (não são despesas rotineiras, e são classificadas em necessárias, úteis ou voluptuárias, com variação do quórum para aprovação).
3⃣ ESTABELEÇA METAS: Criar um planejamento financeiro não se trata apenas de guardar dinheiro para pagar todas as contas em dia. Se trata também de criar metas com prazos que devem ser cumpridos. Como a criação de um fundo de reserva para emergências ou diminuir a recorrência de inadimplência.

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